Descrição
CURSO DE FERIDAS E CURATIVOS:
O curso de feridas e curativos capacitara o participante a avaliar uma ferida e saber identificar os cuidados de enfermagem adequados para uma conduta correta.
Relembrar tipos de feridas, mecanismo de cicatrização fisiológica, ensinar os tipos de curativos, os produtos atualizados para o tratamento e técnicas de realização de curativos estéreis e não estéreis, coberturas primárias e secundárias. Atualizações didáticas quanto aos cuidados com feridas e ostomias.
O curso mostra a anatomia da pele, a fisiologia da ferida, as feridas infectadas, a avaliação da ferida, os medicamentos e curativos e as principais técnicas de curativos.
Perfil profissional de conclusão
– Identificar o tipo de ferida e sua condição, associando-a ao histórico e ao quadro clínico do cliente.
– Prestar assistência de enfermagem e prevenção de novas feridas.
– Utilizar tecnologia em curativo de acordo com a situação analisada, considerando os processos sistêmicos de assistência e recursos.
– Acompanhar a evolução do cliente efetuando registros contínuos, discutindo em equipe de enfermagem e multiprofissional as melhores condutas.
Método de Ensino e Aprendizagem
O método de ensino está baseado em uma proposta didática-pedagógica que congrega formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio aulas teórica e slides em sala e praticas em simuladores de treinamento de enfermagem.
Compreender os aspectos científico e tecnológico dos produtos destinados ao manejo de feridas;
Realizar um atendimento adequado, individual e humano ao paciente portador de ferida;
Realizar protocolos de assistência a portadores de feridas e curativos.;
Atuar na Educação Continuada da Equipe de Enfermagem, aprimorando seu conhecimento técnico-científico;
Promover novas abordagens de enfermagem na área de Feridas e Curativos.
Diferencias do Curso:
Um diferencial do curso é a proposta didático-metodológica que é centrada na participação de quem aprende, valorizando-se suas experiências e expectativas para o mundo do trabalho, procurando focar o indivíduo como pessoa, observando-se todas as áreas da aprendizagem e individualizando o processo ao máximo, para que todos possam participar.